top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Trabalho voluntário mobiliza a sociedade em torno do bem comum

Texto: Comunicação SOS


Você sabia que antes do surto de covid-19 o trabalho voluntário estava em declínio no Brasil? É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domício Contínua (Pnad Contínua) realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Divulgado em junho deste ano, o estudo aponta que 6.9 milhões de brasileiros participaram de ações voluntárias, um número menor do que no ano anterior.


Por outro lado, a média de horas semanais dedicadas ao voluntariado passou de 6.5 para 6.6. Os dados apontam que mais 90% desses trabalhos foram realizados por meio de diferentes instituições, afirmando a sua relevância para as organizações da sociedade civil como o SOS Ribeirão Sobradinho.


E o que mobiliza as pessoas a atuarem como voluntárias? A Organização das Nações Unidas (ONU) define a|o voluntária|o como pessoa “que, devido ao seu interesse pessoal e o seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social ou outros campos”.


Voluntariado une crescimento pessoal à transformação social. Foto: Neyrilene Costa

A busca pelo bem comum, a ideia de transformação social e a empatia são algumas de suas características. O voluntariado é tanto uma possibilidade para desenvolver habilidades e competências, fortalecer o senso de coletividade e formação cidadã dos indivíduos, como uma grande contribuição para a sociedade com o impacto de suas ações, ainda mais no contexto atual.


A pandemia evidenciou a importância da responsabilidade social e da participação cidadã, princípios que estão na base do trabalho voluntário. Com o agravamento das desigualdades sociais no Brasil e as situações emergenciais, o que se observa é o fortalecimento da solidariedade que se concretiza em diversas frentes voluntárias que vão desde a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade até a contação de histórias para idosos via telefone e aulas on-line.


Ser voluntário


“Quero fazer parte de alguma ação de voluntariado, mas não sei bem como”. Essa é uma dúvida bastante comum tanto para quem quer começar um trabalho voluntário quanto para quem quer expandir a sua atuação.


O primeiro passo é levantar as causas que te mobilizam. Aqui no SOS o que nos une é a preservação do meio ambiente e, em especial, a recuperação do nosso Ribeirão Sobradinho.


Comprometimento com a causa ambiental mobiliza as ações de voluntariado no SOS. Foto: Arquivo SOS

Agora, é preciso reconhecer as habilidades que você possui e aquelas que gostaria de desenvolver: tem fluência em alguma língua estrangeira? É craque em edição de vídeo? Tem interesse em educação ambiental? Essa é uma etapa importante, já que o voluntariado te proporciona o aprimoramento de seus conhecimentos profissionais e o desenvolvimento de competências comportamentais como o comprometimento, a criatividade e o espírito colaborativo.


Estudantes da Faculdade de Comunicação da UnB realizaram oficina sobre estratégias e ferramentas de midiáticas com membros do SOS. Foto: Neyrilene Costa

Chegou a hora de definir o tipo de trabalho voluntário você gostaria de exercer. Listamos os principais para te ajudar na escolha:


Voluntariado presencial: uma das formas mais comuns de trabalho voluntário (pelo menos antes da pandemia e do distanciamento sanitário), é normalmente orientada por um termo de adesão no qual se determina quais são as responsabilidades do voluntariado e da organização. Nesta modalidade, é possível desenvolver ações pontuais, aquelas mais esporádicas como mutirões, ou contínuas.


Voluntariado digital ou online: uma das áreas com maior crescimento nos últimos anos. O voluntariado digital promove o impacto social por meio das novas tecnologias e tem se tornado extremamente importante em tempos de isolamento.


Voluntariado assistencialista: quando se tem uma mobilização para atender a determinadas demandas sociais imediatas. Aqui entram as ações para arrecadação e distribuição de alimentos e materiais.


Voluntariado empresarial: realizado por empresas e instituições com a articulação dos colaboradores em torno de determinadas causas. Assim como o voluntariado digital, é uma frente que tem crescido. Informe-se sobre as ações promovidas em seu local de trabalho.


Com essas informações, fica mais fácil você se engajar. E para dar uma força, trouxemos algumas plataformas que conectam você às demandas das organizações:



Saiba mais:





75 visualizações0 comentário
bottom of page