top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

SOS Ribeirão planta árvores para recuperar áreas degradadas às margens do Ribeirão Sobradinho

Texto: Raimundo Barbosa


PLANTIO 2020/2021


Plantio no dia 19 de dezembro de 2020 ao lado da entre Sobradinho e Sobradinho II. Foto: Leandro Vieira

Apesar das dificuldades devido à pandemia, o SOS Ribeirão Sobradinho não parou. O projeto de Educação Ambiental coordenado pelo professor Heron Sena, membro do SOS, produziu mais de 2 mil mudas no viveiro da Escola Classe 05, com o objetivo de recuperar áreas degradadas às margens do Ribeirão Sobradinho. Esse trabalho foi feito em parceria com os grupos ambientais RRP Moura, Guardiões do Meio Ambiente e Caridade Verde. As ações respeitaram todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.


Dessa forma, dia 28 de novembro de 2020, demos início ao nosso plantio de mudas de 2020/2021, com 300 mudas nativas plantadas na área da Casa do Ribeirão. Seguiram-se mais duas etapas, nos dias 10 e 19 de dezembro onde foram plantadas 260 mudas próximo a ponte que liga Sobradinho a Sobradinho II, às margens do Ribeirão.


Plantio na área do Horto Florestal

Seguindo o planejamento feito foram realizados mais dois plantios. O primeiro no dia 19 de janeiro, com 150 mudas numa área degradada onde se localizam as nascentes do Ribeirão Sobradinho, na área do parque Ecológico e Vivencial Sobradinho (antigo Horto Florestal). O segundo nos dias 22 e 23 de janeiro na área do parque Canela de Ema, em Sobradinho II, com 150 árvores, onde iniciamos a erradicação de um ponto de descarte irregular de lixo e entulho. Para o serviço de limpeza, recebemos o apoio da Administração de Sobradinho II, que fez a remoção dos resíduos e instalou barreiras para evitar o acesso ao local.


Conheça o histórico dos plantios


Desde 2014, durante a estação chuvosa, entre os meses de novembro e março, o SOS Ribeirão, junto aos seus colaboradores e à comunidade de Sobradinho, realizou vários plantios de mudas nativas do Cerrado com o objetivo de recuperar áreas degradadas às margens do Ribeirão Sobradinho. Entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, plantamos cerca de 4 mil árvores e os resultados são animadores, uma vez que os percentuais de perdas são pequenos.


No vídeo, é possível ver como foram os plantios dos dias 22 e 23 de janeiro de 2021


O planejamento das atividades é feito por representantes dos grupos ambientalistas e por colaboradores do SOS, que escolhem as áreas de plantio de acordo com o nível de degradação e com a proximidade do ribeirão ou de suas nascentes.


Realizaram-se seis atividades de plantio desde novembro. Plantamos cerca de 860 mudas.


Os plantios foram realizados em regime de mutirão entre os grupos de ambientalistas, os colaboradores do SOS e a comunidade aos quais agradecemos. Foram observados os cuidados e as medidas de segurança, como o uso de máscaras, distanciamento social e o uso de álcool em gel.


CONVITE!


Você está convidado a participar de nossa próxima etapa de plantio que será realizada entre os dias 3 e 6 de fevereiro!


Diminuir as áreas degradadas às margens do Ribeirão Sobradinho é importante para a recuperação de matas ciliares, nascentes e erradicar áreas de deposição irregular de lixo e entulho (lixões) ao longo dos seus 8 Km na área urbana das duas cidades. Então, faça parte dessa ação e ajude o meio ambiente e o nosso ribeirão.


Confira mais detalhes do plantio de 22 e 23 de janeiro no vídeo produzido por Giovanna Lira





41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page