Parceiro do SOS, o Projeto Revitalização, Reciclagem e Preservação Moura (Projeto RRP Moura) também luta em prol da regeneração do Ribeirão Sobradinho, além da recuperação e proteção de áreas ambientais e nascentes na região. Com 11 anos de existência, o projeto voluntário ambiental já recuperou dezenas de áreas e também nascedouros.
O Projeto RRP Moura foi idealizado pelo professor de letras e atual agente de portaria, Antônio Moura, que é morador de Sobradinho há 36 anos. Ativista ambiental, Moura faz trabalho voluntário há 16 anos, sendo quatro na área de futebol e 12 em educação ambiental. Para ele, o projeto traz um ganho enorme para a população e para a natureza. “É uma forma de garantir e transmitir informações, tanto para jovens quanto para adultos interessados em aprender e desempenhar novas funções na educação ambiental e também no aprendizado em geral. De maneira resumida, é sempre um prazer trabalhar em prol da mãe natureza, pois nós precisamos muito dela”, ressalta Moura.
A relação de Antônio com o Ribeirão Sobradinho é antiga. “Conheço o ribeirão desde 1984 e me lembro quando tomei meu primeiro banho de batismo na geladeira (como são chamadas as águas), muito bom, por sinal, me lembro também das caminhadas tranquilas”, recorda. Com o passar dos anos e com a constante poluição daquelas águas e entorno, o professor decidiu se movimentar e recuperar espaços que pudessem ser usados por todos. “No início do projeto, em 2009, eram só mato, lixo e entulho em alguns locais. Então, começamos a recuperar e a transformar em tipos parques, para que todos pudessem utilizar de maneira ecológica”, conta Moura.
O trabalho do projeto é feito todo de maneira voluntária e por meio de donativos. São várias pessoas que atuam nas doações para que o Projeto RRP Moura se desenvolva de forma colaborativa. “Um exemplo é quando há uma troca de mudas por outros elementos que ajudam a causa como pá, enxada, etc”, explica Moura. A parceria do projeto com SOS Ribeirão Sobradinho é antiga, porém, foi a partir de 2019 que começaram a pensar em mais estratégias juntos. Hoje, trabalham em prol do cultivo de mudas conjuntamente. Outro parceiro de colaboração a qual o projeto é filiado é a Associação Esportivo Brasília (ASEB), onde há uma troca de voluntários nas ações.
Atuação do RRP Moura
A sede do projeto está localizada na Quadra 01 Conjunto E1 Casa 34, em Sobradinho. Por lá há um tanque de peixes, são plantadas diversas mudas e também há compostagem para uso próprio. Para o cultivo das mudas nativas, o projeto conta com a ajuda da comunidade para doação de caixas de leite.
O RRP Moura atua ainda na coleta de lixos e entulhos e já tirou de algumas áreas, ao todo, 12 caminhões com dejetos. O projeto desenvolve também a própria compostagem para a manutenção das mudas que são destinadas à doação. A atuação é feita ainda em colégios, como na Escola Classe 05 de Sobradinho (Conheça o projeto). Além do trabalho voluntário na Casa do Ribeirão.
No vídeo, é possível conhecer o espaço em que o projeto fica sediado e desenvolve mudas para o plantio na região de Sobradinho.
As mudas cultivadas na sede do projeto são plantadas em outros lugares além das margens do Ribeirão Sobradinho. Nesse período de existência, o RRP Moura já doou mais de 14 mil mudas para localidades como Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Ceará. “É uma grande vitória pode ajudar tantos outros lugares. Antigamente, era só mato e entulho perto de alguns pontos do ribeirão e ao longo dos anos recuperamos. Uma das maiores conquista também de toda atuação é poder elevar o conhecimento em educação ambiental tanto para o Distrito Federal quanto para o Brasil”, destaca Moura.
Para participar da iniciativa, basta procurar por Antonio Moura Moura no Facebook e contatar o ambientalista.
Texto: Neyrilene Costa
Fotos e vídeo: Arquivo Pessoal Antônio Moura
Comments