top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

SOS Ribeirão realiza Roda de Conversa



O movimento SOS Ribeirão promoveu no último dia 13 de maio, uma roda de conversa virtual em comemoração ao dia do Ribeirão (09 de maio) e ao aniversário de Sobradinho (13 de maio).



Constou da programação:


Apresentação de um vídeo sobre o trabalho e as atividades desenvolvidas pelo Movimento e pela Associação SOS Ribeirão. Exibimos um vídeo sobre o SOS, produzido pela Ana Cláudia, estudante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UNB.


História do Ribeirão Sobradinho na vida de alguns dos colaboradores do SOS e membros da rede voluntários que ajudam a desenvolver as atividades do projeto. Os relatos enfatizaram a importância do Ribeirão como fonte de lazer para as gerações que conviveram com esse ribeirão limpo.


Raimundo Barbosa Diretor-Presidente do SOS Ribeirão, fez um relato histórico sobre os 11 anos do Movimento e do Projeto de Revitalização do Ribeirão Sobradinho. Falou da Campanha de Sensibilização à comunidade de Sobradinho e do Governo do Distrito Federal – GDF, do Grupo de Trabalho – GT, feito entre SOS e vários órgãos do GDF em 2012 e 2013. Fez uma síntese dos objetivos do Projeto, das atividades de Educação Ambiental realizadas na Casa do Ribeirão envolvendo uma rede projetos de ambientalistas como: o Projeto RRP Moura, os Guardiões do Meio Ambiente, o Projeto Caridade Verde, o projeto de Educação Ambiental da Escola Classe 05 de Sobradinho e voluntários da comunidade.


O ex-deputado Wasny de Roure fez uma síntese da importância histórica do Ribeirão para Sobradinho e da Lei 6.031/2017 de sua autoria que criou o Dia do Ribeirão Sobradinho.


A Professora Wilma e o professor Chico Marcílio falaram sobre a Criação da Casa do Ribeirão e sua importância como espaço de referência para as atividades do SOS Ribeirão.


Os professores Heron Sena e Francis falaram a respeito do Projeto de Educação Ambiental da Escola Classe 05 de Sobradinho, dos resultados concretos das ações e sobre sua importância como ferramenta para formar cidadãos mais conscientes quantoa importância do meio ambiente a sua volta.


Cláudio Odilon, coordenador do Projeto de Revitalização do Ribeirão Sobradinho na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do D.F - ADASA, fez uma síntese sobre o andamento do projeto na instituição. Falou sobre a implantação do Grupo de Trabalho – GT, do Ribeirão Sobradinho no Âmbito do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba no Distrito Federal, criado em abril de 2020, da contratação pelo IBRAM do Estudo/Diagnóstico sobre a bacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho.


Nelson Rodrigues (Nelsão Ambiental), membro dos Guardiões do Meio Ambiente explicou como são feitas as denúncias à imprensa dos problemas ambientais que afetam da região como: despejo de esgoto no ribeirão, deposição irregular de lixo e entulho em terrenos baldios, erosão, conserto e reforma de calçadas para melhorar a acessibilidade, etc.

Explicou que primeiro faz a denúncia na ouvidoria do GDF, espera uma resposta. Se a resposta não for favorável, faz a denúncia na imprensa.


Giovanna Lira, responsável pela divulgação das ações do projeto nas redes sociais, resumiu de forma rápida como faz a divulgação das ações do projeto e as campanhas de doação ferramentas, materiais, insumos (caixinhas de leite, sacos plásticos, sementes), recursos financeiros e a atração de novos voluntários para atuar no Projeto. Marjany observou que o SOS Ribeirão tem vários canais de comunicação (Blog, Instagram, Youtube, Facebook e grupos de WhatsApp).


No fechamento do evento, o Diretor Presidente do SOS, agradeceu aos participantes pelos depoimentos, aos que acompanharam pelo chat, pelo trabalho da equipe organizadora do evento e fez o convite para as próximas reuniões. Marjany falou da importância de se divulgar a história do projeto em todas as redes sociais para que as pessoas o conheçam.


Texto: Raimundo Pereira Barbosa















54 visualizações1 comentário
bottom of page