top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Balanço geral: confira as ações do SOS em 2020

Texto: Raimundo Barbosa


Membros do SOS em plantio na Casa do Ribeirão em 28 de novembro de 2020. Foto: Leandro Vieira

De janeiro a dezembro de 2020, o SOS desenvolveu diversas ações em prol da recuperação do Ribeirão Sobradinho. Apesar das dificuldades com a pandemia, que dificultou atividades envolvendo mais pessoas, o SOS não parou.


Ao longo do ano passado, plantios foram feitos às margens do ribeirão, um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas para estender as poligonais do Parque dos Jequitibás, entregue, e vitórias conquistadas, como a contratação de uma empresa para fazer o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho.


Para saber mais detalhes das ações do SOS, confira as principais atividades:


  • Entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, plantamos cerca de 4.000 mudas às margens do Ribeirão Sobradinho em parceria com grupos de ambientalistas, instituições como a Rede Bartô, Escolas Públicas, APAE e a comunidade.

  • Participação em uma Reunião Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que possibilitou a criação e instalação do Grupo de Trabalho (GT), do Ribeirão Sobradinho no âmbito do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no Distrito Federal. O GT realizou quatro reuniões em 2020 onde a pauta das discussões foi a recuperação ambiental do Ribeirão Sobradinho.

  • Parceria com a Faculdade de Engenharia Ambiental e de Direito da UnB para elaborar e escrever um capítulo de livro com o título: Bacia Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho (DF): o conflito entre o planejamento territorial e os usos de suas águas pela população. O capítulo foi aceito e está em fase de edição e publicação. Escritores: Raimundo Pereira Barbosa (SOS), Ricardo Tezini Menoti, Lenora Nunes Ludolf Gomes (Professores da Engenharia Ambiental), Hiarque Oliveira Souza (graduando em Engenharia Ambiental) e Gabriela G.B. Lima (professora da Faculdade de Direito e revisora).

  • O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) contratou a Empresa GETAF para fazer o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho com recursos da Câmara de Compensação Ambiental a ser pago pela Votorantim Cimentos S/A. O Estudo custará R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e será finalizado em 2 anos. Confira a matéria sobre a contratação aqui!

  • Início de pesquisa “Cenários para encontrar novas tecnologias de tratamento do esgoto pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Sobradinho", desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB). A pesquisa será desenvolvida concomitantemente com o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho.

  • Saída de Campo com representantes da Adasa, CBH do Paranaíba, Novacap, DER para verificar processo erosivo às margens do Ribeirão Sobradinho com vistas a produção de relatório para discussão em reunião no Grupo de Trabalho no âmbito do CBH do Paranaíba.

  • Visita técnica com representantes da Adasa, CBH do Paranaíba, Novacap, DER para verificar processo erosivo às margens do Ribeirão Sobradinho com vistas à produção de relatório com critérios para mitigação da erosão já discutido em dezembro em reunião no GT.

  • Entrega de um abaixo-assinado com cerca de 3.000 assinaturas ao IBRAM pedindo para estender as poligonais do Parque dos Jequitibás, a montante, até o Condomínio Alto da Boa Vista, e a Jusante, até o Parque Canela de Ema, em Sobradinho II. Saiba mais do abaixo-assinado aqui!

  • Participação em reunião com o Deputado Leandro Grass para discutir Educação Ambiental e Sustentabilidade, com participação do ambientalista e professor Heron Sena.

  • Destinação de emenda parlamenta pelo deputado Leandro Grass para a recuperação e tubulação de canal de irrigação dos produtores rurais do Núcleo Rural II às margens do Ribeirão Sobradinho, a ser executada pela SEAGRI, em 2021. Confira a matéria sobre o assunto aqui!


O vídeo mostra colaboradores do SOS no plantio em 28/11/2020

  • No dia 28 de novembro, demos início aos nossos mutirões de plantio de mudas de 2020, a serem realizados em várias etapas. Sendo que já realizamos a segunda e a terceira etapa nos dias 10 e 19 de dezembro, respectivamente, e oportunamente divulgaremos um calendário para os plantios de janeiro, fevereiro e março de 2021.

  • Em 2020 fizemos várias denúncias à imprensa sobre os problemas ambientais da região, abaixo as que fizemos em dezembro:

  1. 8/12 – Denúncia ao DFTV sobre a deposição irregular de lixo e entulho próximo ao Morro do Sansão, em Sobradinho 2. Confira a reportagem aqui!

  2. 15/12 – Denúncia sobre as más condições das águas e a evolução do processo erosivo às margens do ribeirão próximo ao clube Bancrevea entre as Quadras 15 e 17. Confira a reportagem do Band Cidade aqui!

  3. 21/12 – Denúncia ao DFTV sobre a presença de lixo e chorume num ponto de transbordo próximo às margens do ribeirão, próximo à Quadra 5.

  4. 29/12 – Denúncia ao DFTV sobre o agravamento da erosão ao lado do Clube Bancrevea. Confira a reportagem aqui!




62 visualizações0 comentário
bottom of page