Texto: Raimundo Barbosa
De janeiro a dezembro de 2020, o SOS desenvolveu diversas ações em prol da recuperação do Ribeirão Sobradinho. Apesar das dificuldades com a pandemia, que dificultou atividades envolvendo mais pessoas, o SOS não parou.
Ao longo do ano passado, plantios foram feitos às margens do ribeirão, um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas para estender as poligonais do Parque dos Jequitibás, entregue, e vitórias conquistadas, como a contratação de uma empresa para fazer o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho.
Para saber mais detalhes das ações do SOS, confira as principais atividades:
Entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, plantamos cerca de 4.000 mudas às margens do Ribeirão Sobradinho em parceria com grupos de ambientalistas, instituições como a Rede Bartô, Escolas Públicas, APAE e a comunidade.
Participação em uma Reunião Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que possibilitou a criação e instalação do Grupo de Trabalho (GT), do Ribeirão Sobradinho no âmbito do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no Distrito Federal. O GT realizou quatro reuniões em 2020 onde a pauta das discussões foi a recuperação ambiental do Ribeirão Sobradinho.
Parceria com a Faculdade de Engenharia Ambiental e de Direito da UnB para elaborar e escrever um capítulo de livro com o título: Bacia Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho (DF): o conflito entre o planejamento territorial e os usos de suas águas pela população. O capítulo foi aceito e está em fase de edição e publicação. Escritores: Raimundo Pereira Barbosa (SOS), Ricardo Tezini Menoti, Lenora Nunes Ludolf Gomes (Professores da Engenharia Ambiental), Hiarque Oliveira Souza (graduando em Engenharia Ambiental) e Gabriela G.B. Lima (professora da Faculdade de Direito e revisora).
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) contratou a Empresa GETAF para fazer o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho com recursos da Câmara de Compensação Ambiental a ser pago pela Votorantim Cimentos S/A. O Estudo custará R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e será finalizado em 2 anos. Confira a matéria sobre a contratação aqui!
Início de pesquisa “Cenários para encontrar novas tecnologias de tratamento do esgoto pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Sobradinho", desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB). A pesquisa será desenvolvida concomitantemente com o Estudo Diagnóstico da Bacia do Ribeirão Sobradinho.
Saída de Campo com representantes da Adasa, CBH do Paranaíba, Novacap, DER para verificar processo erosivo às margens do Ribeirão Sobradinho com vistas a produção de relatório para discussão em reunião no Grupo de Trabalho no âmbito do CBH do Paranaíba.
Visita técnica com representantes da Adasa, CBH do Paranaíba, Novacap, DER para verificar processo erosivo às margens do Ribeirão Sobradinho com vistas à produção de relatório com critérios para mitigação da erosão já discutido em dezembro em reunião no GT.
Entrega de um abaixo-assinado com cerca de 3.000 assinaturas ao IBRAM pedindo para estender as poligonais do Parque dos Jequitibás, a montante, até o Condomínio Alto da Boa Vista, e a Jusante, até o Parque Canela de Ema, em Sobradinho II. Saiba mais do abaixo-assinado aqui!
Participação em reunião com o Deputado Leandro Grass para discutir Educação Ambiental e Sustentabilidade, com participação do ambientalista e professor Heron Sena.
Destinação de emenda parlamenta pelo deputado Leandro Grass para a recuperação e tubulação de canal de irrigação dos produtores rurais do Núcleo Rural II às margens do Ribeirão Sobradinho, a ser executada pela SEAGRI, em 2021. Confira a matéria sobre o assunto aqui!
O vídeo mostra colaboradores do SOS no plantio em 28/11/2020
No dia 28 de novembro, demos início aos nossos mutirões de plantio de mudas de 2020, a serem realizados em várias etapas. Sendo que já realizamos a segunda e a terceira etapa nos dias 10 e 19 de dezembro, respectivamente, e oportunamente divulgaremos um calendário para os plantios de janeiro, fevereiro e março de 2021.
Em 2020 fizemos várias denúncias à imprensa sobre os problemas ambientais da região, abaixo as que fizemos em dezembro:
8/12 – Denúncia ao DFTV sobre a deposição irregular de lixo e entulho próximo ao Morro do Sansão, em Sobradinho 2. Confira a reportagem aqui!
15/12 – Denúncia sobre as más condições das águas e a evolução do processo erosivo às margens do ribeirão próximo ao clube Bancrevea entre as Quadras 15 e 17. Confira a reportagem do Band Cidade aqui!
21/12 – Denúncia ao DFTV sobre a presença de lixo e chorume num ponto de transbordo próximo às margens do ribeirão, próximo à Quadra 5.
29/12 – Denúncia ao DFTV sobre o agravamento da erosão ao lado do Clube Bancrevea. Confira a reportagem aqui!
Comments