top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Importância do voluntariado é destaque em evento com Organizações da Sociedade Civil do DF

Texto: Felipe Sousa Alves Aconteceu no último sábado, 8 de agosto a primeira reunião do movimento Terceiro Setor em Primeiro Lugar (TSPL), organizado pela Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil do Distrito Federal (MROSC-DF). A articulação do TSPL tem como objetivo discutir o novo marco regulatório no DF, identificando Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam localmente e realizando cursos de formação para o fortalecimento dessas instituições. O debate, cujo tema foi voluntariado, contou com a presença do SOS Ribeirão Sobradinho e o Grupo Cultural Azulim e teve a moderação de Lúcia Feitosa, representante do grupo Atuar.

Dados apresentados pela Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB) revelam que somente no Distrito Federal há quase 14 mil OSCs e o voluntariado é uma atividade essencial para a manutenção dessas entidades. Estima-se que no Brasil existam 7,2 milhões de voluntários (3% da população), somente no DF esse número representa 5,5% da população. Um percentual significativo, que também se destaca no trabalho em horas do voluntário do DF, que é de 7,2 horas semanais em comparação à média de 6,5 horas por semana no resto do país.

As ações de voluntariado revertem cerca de 40 milhões de reais ao ano em serviços prestados às Organizações da Sociedade Civil em todo país e geram, em média, 300 reais de custo aos voluntários quando contabilizados gastos com transporte e alimentação, entre outros pontos. Silvio Santana (FGEB) afirmou que os dados reforçam a noção de que o trabalho voluntário e a cidadania são a chave para o financiamento das OSCs, não somente enquanto recurso físico e financeiro, mas também pela vontade de participação e engajamento dos voluntários envolvidos nas mais diferentes causas.

Em sua fala, Silvio reforçou a importância das organizações trabalharem juntas na promoção de suas ações para que a visibilidade e a prestação de contas possam atrair novos voluntários. Questão que também foi reforçada pelo representante do SOS Ribeirão Sobradinho no debate, Raimundo Barbosa.

O diretor-presidente do SOS destacou o quão importante foi a união de forças com outros grupos, organizações e membros de Sobradinho, como Nelson Ambiental, dos Guardiões do Meio Ambiente. Nelson, que atua hoje como voluntário no projeto, destacou os resultados das parcerias no fortalecimento das OSCs. "A união ajuda muito, os grupos ambientais eram separados, devagarzinho nos reunimos, e com um espaço público da comunidade estamos ocupando algumas escolas. Isso é sinal que a união dá resultados, o voluntariado é isso mesmo", conclui.


Especial voluntariado no SOS


Quer ajudar a construir o panorama do trabalho voluntário no SOS Ribeirão Sobradinho? Em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Para celebrar essa data, estamos preparando um material especial com os voluntários que atuam no projeto. Conhece alguma ação de voluntariado para a recuperação do ribeirão? Então compartilhe com a gente pelo e mail: blogsosribeirao@gmail.com

Se você quiser fazer parte do SOS Ribeirão Sobradinho, contate-nos através do telefone/WhatsApp: (61) 99983-1207. (Raimundo Barbosa - diretor-presidente)


Saiba Mais:


O que é o terceiro setor: também chamadas de Organizações da Sociedade Civil, são organizações sem fins lucrativos e com fins públicos. Se diferenciam dos chamados "primeiro setor" (Estado) e "segundo setor" (privado, mercado).

O que é o novo marco regulatório: lei n° 13.019, de 31 de Julho de 2014, regulamenta o regime jurídico no que tange parcerias entre Administração Pública e as OSCs. A lei que entrou em vigor em 23 de Janeiro de 2016 tem como objetivo remover a insegurança das relações entre a administração pública com as organizações e movimentos sociais, por vezes criminalizados. Com esse marco se estabelecem normas claras e específicas para essas relações.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nosso eu Cerrado: Reconexão e Reconhecimento

Esse texto foi escrito coletivamente para uma campanha de sensibilização sobre a importância do Bioma Cerrado, como também para lembrar o Dia Nacional do Cerrado comemorado no dia 11 de setembro. Os a

bottom of page