top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Dia Mundial do Meio Ambiente

Texto: Raimundo Pereira Barbosa




O Dia Mundial do Meio Ambiente não deve ser encarado somente como uma data comemorativa. É um dia de lembrar que é importante preservar e fazer uso responsável dos recursos naturais. As comemorações não devem se restringir ao dia 5 de junho, mas deve ser celebrado ou lembrado em cada atitude ou decisão tomada acerca de nossa relação com a natureza.


A preocupação com o meio ambiente surgiu em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo), onde teve início um novo olhar sobre as questões ambientais.


Na conferência de Estocolmo a Organização das Nações Unidas – ONU, criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, e estabeleceu 26 princípios e Planos de Ações que tem como objetivo a maior proteção do meio ambiente, apresentados na Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente.


Segundo a declaração:


“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas. ”


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional sobre o meio ambiente, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.


Nossa missão é prover liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras. https://www.unep.org/pt-br/sobre-o-pnuma/por-que-o-pnuma-e-importante?_ga=2.232864734.197785135.1622748593-889673914.1622748593


A data 5 de junho coincide, portanto, com o dia em que a Conferência foi realizada. Hoje em dia, existe uma preocupação com os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente graças a essa Conferência.


Como reflexão é pertinente perguntar: Como você escolhe os produtos que consome? Como você descarta o seu lixo? Como você se locomove pela sua cidade? Você consome só o que precisa? O que você faz para proteger o meio ambiente?

É necessário um mutirão de esforços envolvendo empresas, instituições, cidadãos e governos para construir uma sociedade que desenvolva boas ideias para o meio ambiente.


Conceitos de meio ambiente


Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.


A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.


Eventos de comemoração


Todo ano a ONU institui um tema para comemorar essa data. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. O Paquistão será o anfitrião global da data. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

A restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza.



Para marcar a data, o Escritório do PNUMA no Brasil está promovendo, juntamente com organizações parceiras, uma série de webinários virtuais entre os dias 7 e 11 de junho com a finalidade de discutir os diversos aspectos da restauração nos biomas brasileiros. Todos os webinários serão promovidos das 16h30 às 18h e os temas estão divididos de acordo com o calendário abaixo:

Confira mais informações sobre a programação, participantes e inscrição no link de cada evento.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nosso eu Cerrado: Reconexão e Reconhecimento

Esse texto foi escrito coletivamente para uma campanha de sensibilização sobre a importância do Bioma Cerrado, como também para lembrar o Dia Nacional do Cerrado comemorado no dia 11 de setembro. Os a

bottom of page