Neste domingo (30/8), como parte do Projeto Cartas Solidárias ao Ribeirão Sobradinho, trazemos um texto elaborado pelo engenheiro ambiental Igor Gonçalves. Colaborador do SOS desde 2019, Igor desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) da Universidade de Brasília (UnB) por meio do ribeirão e com ajuda do SOS. Confira a carta do engenheiro para o nosso querido ribeirão:
Carta ao ribeirão Sobradinho,
Colônia Agrícola Samambaia - Vicente Pires.
Igor Gonçalves. Dia 25 de agosto de 2020.
Eita carta difícil de escrever hein ribeirão Sobradinho. Não foi fácil escolher as palavras para falar de ti, eu que moro tão distante, na região de Taguatinga, e só tive a oportunidade de te conhecer ano passado, 2019. Graças ao professor Ricardo Minoti, que foi meu orientador no Projeto Final, trabalho que realizamos na Engenharia Ambiental da UnB para a conclusão de curso.
Sendo presidente do CBH Paranaíba-DF, Ricardo teve contato com um grupo muito interessante e engajado e conversou comigo sobre a possibilidade de realizar o projeto junto à eles, o SOS Ribeirão Sobradinho, e conhecer a realidade desse corpo hídrico tão importante para o Distrito Federal.
Foi no dia 21 de setembro de 2019 o dia que te conheci. Encontrei com minha amiga Isabela Santiago na UnB da Asa Norte (campus Darcy Ribeiro) e juntos com o prof. Ricardo fomos ao encontro do Seu Raimundo e Seu Leitão para conversar sobre o SOS Ribeirão Sobradinho, meu projeto final, o PIBIC da Isabela (ambos sobre Ciência Cidadã) e conhecer o ribeirão.
É o que chamam de amor à primeira vista. Fiquei encantado com sua beleza, sua história e o seu guardião, o grupo SOS Ribeirão Sobradinho.
Não demorou muito e realizamos a primeira coleta de água, feita em uma manhã tranquila de domingo. Era dia da Terceira Trilha do Ribeirão Sobradinho, 27 de outubro, evento que contou com a presença do Dr. Paulo Salles, na época o Diretor Presidente da ADASA. Foi um dia muito especial, Seu Leitão realizou a primeira análise de água com o Kit Ciência Cidadã e eu levei algumas amostras para o Laboratório de Saneamento Ambiental no PTARH do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília.
Esse dia também foi uma aproximação com uma triste realidade que contrasta com sua beleza cênica e ambiental. Seu nível de poluição está muito avançado ribeirão, mas saiba que tem muita gente boa em Sobradinho se reunindo para lutar pela sua recuperação. E vamos conseguir! Hoje, eu sou mais um guerreiro unido a esta causa.
Sua contribuição vai além de aumentar a qualidade de vida da comunidade de Sobradinho, cidade linda que recebeu este belo nome graças a você ribeirão, onde as águas desaguam no rio São Bartolomeu o que também significa os limites da RA V.
Você, ao agitar esse povo à sua defesa e proteção, está gerando um engajamento que já é um exemplo para toda a comunidade do Distrito Federal. Tenho certeza que outros grupos surgirão inspirados em você, quem sabe até para ajudar o ribeirão Taguatinga que também tem sua beleza e importância, porém, ainda, não tem um grupo como o SOS.
Você Ribeirão Sobradinho, está aqui antes da gente que hoje lê esta carta e estará aqui depois que desta vida passarmos. Nosso objetivo é que as futuras gerações tenham a oportunidade de o encontrar em melhores condições que está hoje. Sabemos que não merece estar enquadrado na Classe 3 e que o desafio é grande. Mas você merece.
Meus abraços de gratidão e honra para ti Ribeirão Sobradinho. Hoje, o tenho como um amigo e que junto ao SOS Ribeirão Sobradinho vamos, ainda, ter muitas histórias. Até logo! E viva o Ribeirão Sobradinho!
Abraços,
Igor Gonçalves!
CBH Paranaíba-DF - Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF;
PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica;
ADASA - Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento do DF;
PTARH - Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos;
RA V - Região Administrativa 5: Sobradinho.
Comments