top of page
Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

SOS Ribeirão Sobradinho inicia trilhas regulares de sensibilização ambiental

As caminhadas ocorrerão no último domingo de cada mês. Todos podem participar da iniciativa que é gratuita





Com o intuito de cuidar do meio ambiente e preservá-lo para gerações futuras o SOS Ribeirão Sobradinho, movimento popular ambiental, começou, em 25 de agosto, a promover uma série de trilhas regulares. As caminhadas ocorrerão no último domingo de cada mês, com partida do Condomínio Entre Lagos, que fica localizado no Itapuã, no início da DF 250, que liga o Paranoá à Planaltina.


O objetivo das trilhas é sensibilizar a população para as causas ambientais e também para ajudar na recuperação do Ribeirão Sobradinho, que tem 28 Km de extensão e percorre o Distrito Federal. No DF, o ribeirão passa pelas regiões de Sobradinho I e II, Itapuã e Planaltina, e precisa de socorro na revitalização para que a população da região possa usá-lo de forma recreativa.


José Leitão é um dos organizadores do projeto e percebe a importância de promover ações como essa. “A trilha é uma estratégia para sensibilizar as pessoas para que elas tomem consciência do que é o Ribeirão Sobradinho. Outro objetivo também é difundir o SOS Ribeirão e construir parcerias com diversos colaboradores para auxiliar nesta causa tão importante”, explica Leitão



Ao final da caminhada de 1,5 Km, cerca de 30 pessoas puderam ter uma palestra com o professor da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (DF), Ricardo Minoti. Ele apresentou o que é o comitê de bacia e também fez uma explicação sobre a importância da preservação de rios.


O presidente ressaltou a importância do comitê atuar com a população. “O comitê pode ajudar a mobilizar os órgãos responsáveis pelas águas na forma de moções, de trazê-los aqui para falar e pressionar para que haja uma resolução de problemas mais rápida. É importante lembrar que, para que tudo isso ocorra, é necessário uma ajuda conjunta dos órgãos, da sociedade e até da universidade por meio de pesquisas e ações”, destacou Minoti.


Texto e foto: Neyrilene Costa


25 visualizações1 comentário

1 Comment


raimundo.pbarbosa
raimundo.pbarbosa
Dec 01, 2019

Começando a explorar o blog. Parabéns ficou muito bom. Acredito que será uma tribuna para a discussão da questão ambiental, atrairá pessoas que queiram trabalhar para desenvolver, divulgar e compartilhar conhecimento.

Like
bottom of page