O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba DF) instituiu, em 22 de abril, um grupo de trabalho (GT) para acompanhar o projeto SOS e atender suas demandas ambientais, o GT Ribeirão Sobradinho. A criação do grupo se deu após propostas de membros do SOS em reunião pública ocorrida em 21 de fevereiro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Esta não é a primeira vez que um GT para tratar sobre a revitalização do ribeirão é criado, foi no ano de 2012 o projeto piloto. E, após um ano de discussões, o processo de formulação foi entregue para a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) no final de 2013, desde então, o SOS tentou manter a discussão acesa, mas não obteve sucesso. Portanto, o novo GT cria uma nova esperança nos colaboradores do SOS para que as verdadeiras demandas do ribeirão venham ser atendidas.
Com a instituição do GT, o SOS poderá receber auxílio para cumprimento de iniciativas que visam a recuperação do Ribeirão Sobradinho, como um estudo ambiental que começará a ser produzido. O presidente do SOS, Raimundo Barbosa, ressalta a importância de mais esta conquista. “A criação deste GT vem de um grande esforço que estamos fazendo ao longo dos últimos 10 anos. E é importante destacar também que foi desenvolvido após desdobramentos de uma audiência pública pedida por nós. A nossa expectativa é a de que a parceria com o CBH e com a Adasa traga os resultados que esperamos para a saúde do nosso Ribeirão”, afirma.
Para coordenar o grupo de trabalho, a responsabilidade ficou para o servidor da Adasa Cláudio Odilon, que é um defensor de causas ambientais. "É uma responsabilidade muito grande poder coordenar. E sei que teremos um papel muito importante de articulação com vários setores da sociedade, principalmente, para fazer com que a participação de todos seja efetivada em ações. A criação do GT dentro do Comitê também é significativa, pois ele é um espaço em que as discussões têm poder real de decisão na sociedade civil e no governo”, destaca.
Entenda o GT Ribeirão Sobradinho
São objetivos do GT, de acordo com a Deliberação do CBH:
I- Viabilizar o diagnóstico para indicação das áreas prioritárias de fauna e flora a serem conservadas, proposição da poligonal mais adequada para manutenção e proteção dos processos ecológicos diagnosticados e a recriação das Unidades de Conservação no Ribeirão Sobradinho.
II- Viabilizar o diagnóstico visando à proposição de ações para futura revisão do enquadramento do Ribeirão Sobradinho.
A coordenação do grupo de trabalho se dará por pelo servidor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) Cláudio Odilon. O serviço de secretaria do GT será desempenhado por um membro do grupo a ser designado.
Confira a deliberação do CBH Paranaíba DF na íntegra:
Texto: Neyrilene Costa
Foto: Colaborador SOS
Σχόλια