Na manhã do dia 20 de outubro de 2019, um domingo, alunos da disciplina Comunicação para Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB) reuniram-se com alguns integrantes do projeto SOS Ribeirão Sobradinho, no espaço colaborativo Amaguia, também localizado em Sobradinho. O resultado final da oficina foi positivo e gerou o Instagram do @sosribeirao e também culminou na criação de uma nova logomarca para o projeto.
O encontro, acompanhado de um delicioso café da manhã colaborativo, tinha por finalidade estabelecer um diálogo entre os alunos da disciplina e membros do projeto para, sob orientações da professora Dione Moura e da Mariana Lopes, auxiliar a ONG com um planejamento comunicacional. A iniciativa também faz parte do trabalho de conclusão de curso das alunas Giullia Vênus, que está fazendo um Plano de Comunicação; de Neyrilene Costa, que desenvolveu um blog para o projeto; e Ana Cláudia Gonçalves, que fez a primeira edição da instazine @distrito.cerrado sobre o SOS.
A reunião começou com uma apresentação de Giullia que, ao discutir aspectos da comunicação para mobilização social, salientou a importância de se estabelecer um
sentimento de confiança, além de definir objetivos claros de cada membro do grupo.
Contou também com uma oficina organizada por Izabelly Rezende e Thais Umbelino sobre o uso eficiente de redes sociais, especificamente o Instagram, na causa do Ribeirão. Nela, os integrantes da ONG receberam dicas de erros a serem evitados e sugestões de como melhor promover a organização da página. Muitos dos membros, não familiares com a plataforma, expressaram animação e desejo de aprender mais sobre essas ferramentas para engajar melhor o seu público.
Em seguida, os membros presentes participaram de uma dinâmica com barbante, na qual cada membro se apresentava, contava um pouco da sua relação com o Ribeirão Sobradinho e oferecia soluções práticas para lidar com a situação do córrego. O objetivo dessa dinâmica era fortalecer o sentimento de pertencimento dos membros do grupo, simbolizado pelos laços formados pelo barbante.
Laços em comum incluíram experiências de infância com o Ribeirão ou uma conexão desde cedo com o meio ambiente, além da prevalência de membros envolvidos na área de educação ou com seus próprios projetos de ativismo ambiental. Entre as soluções discutidas, houve concordância sobre a importância da educação e sensibilização da população local para melhorar a sua relação com o Ribeirão, especialmente do público jovem. E a de trazer a questão da poluição do Ribeirão Sobradinho para o plano judicial federal, para que as autoridades responsáveis sejam pressionadas a tomarem atitudes para lidar com a contaminação. Durante a discussão, os membros também decidiram um novo slogan para o projeto: “Nem uma gota de esgoto no Ribeirão Sobradinho.”
Ao fim dessa dinâmica, Giullia discutiu algumas questões levantadas após uma pesquisa sobre o perfil demográfico dos membros. Como o grupo é composto em sua maioria de homens entre 40 e 60 anos, falou-se sobre a importância de se diversificar a demografia do coletivo para melhor atingir diversos públicos, algo que foi reconhecido por todos os envolvidos.
Por fim, o aluno e designer gráfico Stênio Júnior introduziu os membros à nova logomarca do projeto. Stênio mencionou a importância do design do nome e a simbologia do nova logo, que coloca Sobradinho e o Ribeirão no centro do design. Seu objetivo é ajudar na expansão do projeto para um público mais jovem e familiar com as redes sociais, além de aumentar a aplicabilidade da logo em diversas mídias
diferentes, o que permitirá alcançar um número maior de pessoas.
O encontro terminou com uma mensagem da professora Dione Moura, lida por Giullia Vênus. Todos os alunos e membros do SOS Ribeirão presentes registraram a ocasião com uma fotografia em grupo.
Confira o Instagram do SOS Ribeirão Sobradinho: @sosribeirão
Texto: Felipe Sousa Alves
Fotos: Thais Umbelino, Neyrilene Costa e Stênio Júnior
Comments