No último dia 10, o SOS recebeu seis caminhões com terra e adubo doados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) por intermédio do Deputado Distrital João Cardoso (Avante). A terra vermelha ou roxa é conhecida por ser fértil e ideal para o plantio. Já o adubo, especialmente produzido pela Novacap, é um substrato derivado da poda de árvores. Os insumos serão utilizados para a produção de mudas no viveiro do espaço Casa do Ribeirão.
A montagem e preparação do espaço para produção de mudas teve de ser interrompida em março por consequência da pandemia, mas as atividades foram retomadas no dia 21 de julho. As mudas são típicas do cerrado e a maioria será plantada em meados de novembro às margens do ribeirão.
O plantio é realizado em regime de mutirão com a colaboração da comunidade de Sobradinho, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), professores e alunos de escolas públicas e membros do SOS Ribeirão Sobradinho. Entre dezembro de 2019 e março deste ano, foram plantadas cerca de 4.500 mudas em áreas degradadas às margens do Ribeirão Sobradinho. Apesar das dificuldades com a pandemia, o objetivo este ano é de continuar o projeto e aumentar esses números.
"Já preparamos mais de 2.000 mudas para plantarmos no próximo período de chuvas. Estamos negociando a doação de mudas com parceiros e colaboradores do projeto para tentarmos superar os números do ano passado", explica o diretor presidente do SOS Ribeirão Sobradinho, Raimundo Barbosa.
Quem quiser participar do próximo mutirão, pode entrar em contato com Raimundo pelo WhatsApp: (61) 99983-1207.
Texto: Felipe Sousa Alves
Fotos: Arquivo Raimundo Barbosa
Comments