O SOS Ribeirão Sobradinho promoveu a II trilha de Sensibilização Ambiental e contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos. A caminhada foi em 29 de setembro com encontro no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapuã (DF).
Em meio a uma manhã ensolarada e com cantos de pássaros, a trilha reuniu cerca de 40 pessoas, que fizeram um percurso de 1,5 km, e passaram pelas cachoeiras Recanto Araripe, Forquilha e Irajá Comprido.
O palestrante do dia foi o professor da UnB Demetrios Christofidis, que destacou a importância de uma mudança de olhar. “Devemos entender que a água contém o planeta e para entender isso precisamos de uma mudança de perspectiva, olhar o mundo de uma forma diferente. Para então, abrir a mente e cuidar do meio ambiente e tudo isso em conjunto a população”, ressaltou Demetrios.
De mãos dadas com o meio ambiente
O analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Robson Rodrigues da Silva, recebeu o convite da trilha pelo WhatsApp. “Faço parte de alguns grupos de causas ambientais e ouvi falar sobre essa caminhada. E como no meu trabalho eu lido com questões ligadas ao Ribeirão Sobradinho achei importante vir saber a opinião da sociedade civil sobre o atual estado de conservação das águas”, explica o analista.
Robson Rodrigues é morador do Condomínio Entre Lagos e decidiu levar toda a família para a trilha. “É importante porque queremos que nossos filhos cresçam e tenham uma consciência ambiental, interesse por trilhas e natureza e estejam dispostos a lutarem pela conservação. E não só das águas como de todo o meio ambiente”, afirma.
Os filhos de Robson e Danielle Olivério Valverde são Pedro, de 14 anos, Lucas, de 7, e a caçula, Melina, de 3 anos. Todos foram para a trilha animados e se divertiram olhando a natureza e as águas. “Nós temos o hábito de ir para a natureza com as crianças. Queremos desde cedo criar neles um amor e fazemos isso já dentro de casa, onde separamos o lixo e temos até um minhocário. As crianças adoraram e ficaram encantadas com toda a trilha”, disse Danielle.
Mesmo morando distante de Sobradinho, no Gama, o jovem Lucas Cardoso, de 22 anos, não deixou a distância impedi-lo de ir à trilha. “Faço parte de grupos ambientais e vi o comunicado dessa caminhada e decidi vir. Sou um apaixonado pela natureza e sempre que posso tento ajudá-la de alguma forma. Acho que faltam iniciativas como essa de conscientização no DF, precisamos ser mais conscientes e cuidar da ambiente”, percebe o estudante de letras.
Planaltina (DF) é um dos lugares que o Ribeirão Sobradinho percorre e o administrador de lá, Gilson Amorim, esteve presente no início da caminhada. “A gente sabe a importância da preservação do meio ambiente, das nascentes e dos córregos. Hoje, estamos com problemas de abastecimento em algumas regiões do DF, e em Planaltina, por exemplo, há lagoas e nascentes que secaram. Então, a gente vê e percebe a necessidade de toda a sociedade estar se envolvendo e buscando melhorias ambientais para que não se sequem todos os nossos recursos”, pontua o administrador.
Texto e fotos: Neyrilene Costa
Comments