top of page
Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Ata Reunião SOS: 15 de outubro



Em reunião realizada virtualmente ontem (15/10), a Associação SOS Ribeirão trouxe para a pauta a discussão sobre as ações do SOS desde a retomada das atividades na Casa do Ribeirão, em novembro de 2019, e em todo o ano de 2020; a explanação geral foi feita por Raimundo Barbosa, presidente da Associação. Falou-se sobre os trabalhos de limpeza, readequação e preparação da Casa do Ribeirão para o mutirão de plantio mudas típicas do cerrado realizado em dezembro de 2019, sobre os plantios de 3.000 árvores, realizados, também, em regime de mutirão com colaboradores e a comunidade, feito em janeiro e fevereiro de 2020 em alguns pontos às margens do Ribeirão.


Observou-se que esses plantios foram feitos com plantas doadas por parceiros e colaboradores do Movimento. Destacou-se a realização da Reunião Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, organizada pela Frente Parlamentar Ambiental para discutir os graves problemas ambientais da Região de Sobradinho com a participação de representantes de vários órgãos do Governo do Distrito Federal, do SOS Ribeirão e de colaboradores.


Como desdobramento dessa Reunião a ADASA criou o Grupo de Trabalho – GT do Ribeirão Sobradinho no âmbito do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no Distrito Federal. Informou-se que as atividades do GT foram iniciadas no dia 29 de abril e que já se realizaram duas reuniões de trabalho. Houve, ainda, contratação pelo IBRAM de uma empresa para realizar os estudos para obter um diagnóstico Georreferenciado da Bacia do Ribeirão, que custará R$ 400.000,00 a ser pago pela Votorantim Cimentos S/A por meio de recursos de compensação ambiental. Os estudos deverão ser concluídos no prazo de dois anos, bem como uma pesquisa da UnB demandada pelo Grupo de Trabalho para desenvolver modelagens de cenários sobre a qualidade das águas do ribeirão.


Deu-se a informação de uma parceria entre os chacareiros do Núcleo Rural 2 de Sobradinho, o professor Heron, o SOS, a Secretaria de Agricultura e a Frente Parlamentar Ambiental da CLDF com o objetivo de viabilizar recursos financeiros para a recuperação de uma barragem que está desagregando devido ao processo de erosão que se desenvolve no leito do ribeirão. Assim como a colocação de tubos em 5.500 metros do canal como forma de otimizar o fornecimento de águas aos chacareiros.


Nessa reunião, ficou acertado, também, que a Secretaria de Agricultura fará uma parceria para ajudar o SOS nas ações da Casa do Ribeirão. Informou-se sobre a visita de membros do GT a Sobradinho para verificar o desenvolvimento do processo erosivo que se desenvolve ao longo do curso urbano do Ribeirão Sobradinho.


Como parte final, o presidente do SOS respondeu a algumas perguntas dos participantes. Os presentes avaliaram positivamente a ideia da reunião e decidiu-se pela realização de uma reunião no primeiro sábado de cada mês com temas de formação geral e sobre o projeto do SOS.


Participaram da reunião:

Amparo Feitosa

Antônio Santana

Fábio Souza

Giullia Vênus

Marjany Silva

Paulo Roberto

Raimundo Barbosa

Tarcísio Pádua


Brasília-DF, 15 de outubro de 2020


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page