top of page
  • Foto do escritorSOS Ribeirão Sobradinho

Dia do voluntariado: conheça os parceiros do SOS

Atualizado: 29 de ago. de 2020

Texto: Felipe Sousa Alves e Neyrilene Costa


De mãos dadas com o meio ambiente e em busca da revitalização do ribeirão. Foto: Arquivo SOS

Hoje, 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída ainda em 1985 para destacar a importância e necessidade de trabalhos voluntários em nosso país. Encerrando o Especial Semana Voluntário, o SOS traz algumas das histórias dos nossos parceiros na recuperação do Ribeirão Sobradinho e defesa do meio ambiente. Nossa proposta é criar um banco de projetos tanto para construirmos a memória do SOS, quanto para compartilhar informações com quem deseja atuar como voluntário em alguma ação. Então, se o seu projeto não está aqui ainda, entre em contato com a gente pelo e-mail: blogsosribeirao@gmail.com.


Além da comunidade que participa do projeto, o SOS conta, ainda, com instituições parceiras. Esses colaboradores fazem com que a ação de revitalização das águas seja mais efetiva. A contribuição totalmente voluntária entre eles se dá de várias formas, como por meio de doação de materiais e mudas, mão de obra, capacitação e, principalmente, companheirismo.


Confira os projetos que são colaboradores do SOS:


Alunos da EC 05 em plantio de mudas no início do ano. Foto: Arquivo EC 05

  • Educação Ambiental na Escola Classe 5 de Sobradinho (EC 05)

Atuação: Sobradinho, há 4 anos

A EC 05 pode ser considerada uma referência em projetos de educação ambiental. Parceira do SOS, as duas instituições trabalham com o plantio de muda na escola para também reflorestamento das matas do ribeirão. O projeto foi implantado na escola com a ajuda do professor e ambientalista Heron Sena e tem coordenação de Francis dos Santos.


Ações: com a ideia de mudar os hábitos da escola e dos alunos, eles desenvolvem projetos, como viveiro em processo de produção de mudas; composteiras; reaproveitamento de resíduos para produção de adubo orgânico; encanamento de captação de água dos bebedouros e da cozinha, para armazenamento e irrigação dos canteiros; e canteiros de horta escolar e medicinal. É importante ressaltar que as crianças participam de todos os processos!


Como participar: a participação da comunidade está voltada à doação de caixas de leite para o plantio de mudas pelas crianças. Para saber onde levar as caixinhas, entre em contato pelo Instagram da escola @classe05.


Antônio Moura luta pela recuperação de diversas nascentes em Sobradinho. Foto: Arquivo Pessoal

  • Projeto Revitalização, Reciclagem e Preservação Moura (Projeto RRP Moura)

Atuação: Sobradinho, há 11 anos

Sob a direção do ambientalista Antônio Moura, o projeto visa a recuperação do Ribeirão Sobradinho, além da revitalização e proteção de áreas ambientais e nascentes na região. Parceiro do SOS mais efetivamente desde 2019, eles trabalham em prol do cultivo de mudas para serem plantadas às margens do Ribeirão Sobradinho.


Ações: cultivo de diversas mudas nativas, coleta de lixos e entulhos (12 caminhões já foram recolhidos com dejetos), compostagem, trabalho social com crianças e doação de mudas.


Como participar: basta procurar por Antonio Moura Moura no Facebook e contatar o ambientalista.


Ilton Jamaika em um dos jardins feito em Sobradinho. Foto: Arquivo Pessoal
  • Caridade Verde

Atuação: EC 05, Sobradinho

O projeto atua em educação ambiental, com denúncias contra crimes ambientais no Distrito Federal e, também, com a arrecadação de doações de tudo para pessoas necessitadas neste período de pandemia. O responsável pelo projeto é o ambientalista Ilton Jamaika.


Ações: reciclagem de pneus transformando em jardineiras na escola, coleta seletiva de sementes frutíferas e nativas do cerrado para produção de mudas voltadas à revitalização do Ribeirão Sobradinho e, também, de jardins ao longo da cidade.


Como participar: pode entrar em contato pelo WhatsApp do Jamaika: (61) 98577-8405 e conhecer mais o projeto no Facebook Ilton Jamaika Correa ou na página da Caridade Verde.


Mutirão de plantio na casa do Ribeirão em 8 de dezembro. O mutirão ocorreu em todo o DF. Foto: Arquivo SOS

  • Agrofloresta prestadora de serviços ecossistêmicos (Associação Rede Rio São Bartolomeu de Mútua Cooperação – Rede Bartô)


Atuação: A Rede Bartô, fundada em 2012, tem sido parceira do SOS em várias atividades durante seus oito anos de existência graças a uma relação antiga entre a presidente da rede, Fernanda Maciel, em conjunto com o diretor presidente do SOS Ribeirão Sobradinho, Raimundo Barbosa e os ativistas dos Guardiões do Meio Ambiente.


O projeto também atua em várias comunidades ao norte de Brasília, como Pipiripau I e II, Taquara, Assentamento Rural da Reforma Agrária Oziel Alves III e Roseli Nunes, e região do Indaiá.


Ações: facilita formação de comunidades que sustentam agricultura, associando a relação de produção e conservação através dos sistemas agroflorestais. Também busca recuperar áreas degradas em um consórcio com agricultores, que restauram o meio ambiente enquanto também se apropriando de um modelo produtivo a fim de gerar renda e empoderá-los do mecanismo entre quem produz com quem compra.


Sua parceria mais recente com o SOS foi em 2019, com o plantio de mudas às margens do ribeirão Sobradinho sob direção de Fabricio Lima da Silva. A Rede Bartô trabalhou em áreas de preservação permanente (APP), com uma metodologia de plantio de mudas que dá ênfase a espécies nativas. Foram plantadas mais de 2 mil mudas, utilizando 14 espécies nativas do cerrado em regime de mutirão, que envolveu grande número de pessoas na comunidade.


Como participar: quem quiser ser voluntário pode procurar a Rede Bartô através do instagram Rede Bartô 🌱 (@redebarto) ou através do WhatsApp (61) 98169-8331 ou o telefone (61) 99979-7460.


Confira as matérias do Especial Semana Voluntário:





Quer fazer parte do SOS?

A partir deste fim de semana estaremos disponibilizando um formulário, no site, para candidaturas, por enquanto, nos envie um e-mail para blogsosribeirao@gmail.com, com seu nome e contato de WhatsApp. Faça parte dessa luta você também!


48 visualizações0 comentário
bottom of page