Por: Raimundo Barbosa
No início de janeiro O SOS RIBEIRÃO retomou as suas atividades no seu Centro de Atividades Socioambientais – CASA DO RIBIERÃO com os mutirões de limpeza e conservação do espaço aos sábados pela manhã, contando sempre com o trabalho dos nossos voluntários. Mas, o trabalho do nosso coletivo não se resume somente às atividades no espaço de referência do projeto.
Neste ano de 2023 começa uma nova legislatura de 4 anos devido ao resultado das eleições gerais de 2022. Assim que saiu o resultado das eleições, nós do SOS Ribeirão iniciamos várias tratativas com deputados distritais eleitos/reeleitos e com os administradores regionais, com a finalidade de sensibilizá-los sobre a importância do projeto de revitalização, conservação e proteção das águas do ribeirão Sobradinho para a nossa região.
Conversamos com assessores dos deputados Ricardo Vale e Gabriel Magno, onde obtivemos informações sobre a possibilidade da liberação de recursos financeiros por meio de emendas parlamentares pra financiamento de nossas ações.
Conversamos pessoalmente com o deputado João Cardoso, responsável pela nomeação dos administradores de Sobradinho e Sobradinho 2 e solicitamos dele apoio financeiro e técnico para as ações do SOSRIBIERÃO. Conversamos sobre a construção de uma parceria para liberação de recursos financeiros por meio de emenda parlamentar; para melhorar as instalações da Casa
do Ribeirão; levar as nossas demandas aos órgãos da estrutura do GDF e principalmente, acompanhar a partir deste ano junto ao IBRAM as ações de implantação das Unidades de Conservação na Unidade Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho – UHRS. Pedimos também para criar uma Lei para transformar a Casa do Ribeirão em um Centro de Atividades Socioambientais para darmos continuidade ao trabalho de Educação Ambiental desenvolvido naquele espaço desde 2011. Essa Lei reforçaria a Lei 6.031/2017, de autoria do Deputado Wasny de Roure que instituiu o dia 9 de maio como o
Recebemos ainda, a visita do deputado Max Maciel que veio conhecer as áreas do Projeto Ambiental RRP Moura, a Casa do Ribeirão e o Parque Canela de Ema.
Fotos : Raimundo Barbosa
Além desses encontros, recebemos a visita de técnicos do IBRAM, em três oportunidades, a primeira para conversar sobre a recriação do Parque Canela de Ema, a segunda para uma visita a área da grande erosão ao lado do Condomínio Alto da Boa Vista, e a terceira para a consulta pública sobre o Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho.
Fotos : Tarcisio Padua
Além destas atividades fizemos várias denúncias à imprensa sobre problemas que causam impactos ambientais à região de Sobradinho, como deposição irregular de lixo e entulho, obras de engenharia que causam danos ambientais às águas do nosso ribeirão.
Para finalizar, convidamos a todos para "RIBEIRAR" CONOSCO e conhecerem a Casa do Ribeirão, o nosso projeto e nos ajudarem como voluntário.
RIBEIRÃO-SE
Comments